Savana conquista troféu Diamante no programa StarClass Mercedes-Benz

Savana

  • Savana de Ponta Grossa, no Paraná, foi o grande destaque anual da Rede de Concessionários de veículos comerciais
  • Iniciativa da Mercedes-Benz reconhece a excelência no atendimento a clientes de caminhões, ônibus e veículos Sprinter
  • Programa de Certificação StarClass valoriza o alto padrão de atendimento, serviços e estrutura voltados à satisfação e fidelização de clientes
  • Mercedes-Benz também anunciou os concessionários vencedores do 10º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental e 8º Prêmio Cliente Satisfeito

 

 

A Savana de Ponta Grossa, no Paraná, foi o grande destaque da Rede de Concessionários Mercedes-Benz de veículos comerciais no 15º Programa de Certificação StarClass, que levou em conta os desempenhos apurados ao longo de 2020. Conforme resultado anunciado no dia 18 de março, em evento online, ela conquistou o troféu “Diamante”. Esta premiação máxima e exclusiva é o reconhecimento da marca reservado à revenda que obteve certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de Vendas e de Peças & Serviços, além de outros critérios.

No mesmo evento, foram anunciados os concessionários vencedores do 10º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental e do 8º Prêmio Cliente Satisfeito.

“Essa é a primeira vez que a Savana leva o Diamante para casa, trazendo orgulho, satisfação e alegria não só para o time de Ponta Grossa, mas para todos os oito concessionários Savana do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e também para o Grupo Águia Branca, ao qual pertencemos”, diz o diretor comercial Eugenio Ramiro da Silva Filho. “Agradeço imensamente a todos os gestores e colaboradores da Savana, ao apoio da Fábrica, do Banco Mercedes-Benz e do nosso Regional. E principalmente aos nossos clientes, para os quais atuamos arduamente para que possam ter a melhor experiência com caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz”.

Segundo o executivo, a Savana sempre foi ouro nos 15 anos do StarClass e já esteve muito perto do troféu Diamante em anos anteriores. “A cada edição do programa, olhamos com atenção os detalhes a fim de identificar pontos de melhoria. A vitória de agora é então consequência de trabalho, dedicação e competência. Contamos para isso com envolvimento e comprometimento de todos os nossos colaboradores, com uma equipe de gestão no apoio total e uma coordenação de qualidade na implantação dos parâmetros do StarClass e no desenvolvimento de habilidades do nosso pessoal, visando a melhoria contínua e, acima de tudo, a satisfação dos clientes”, afirma Eugenio.

Eugenio Ramiro da Silva Filho – Diretor comercial

“Em nome da nossa Empresa, cumprimento o time da Savana e o Grupo Águia Branca pela brilhante conquista e pelo excelente desempenho no dia a dia do atendimento aos clientes”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse feito tem um significado ainda mais especial porque foi alcançado num ano fortemente impactado pela pandemia. Nesse contexto desafiador, a Savana, assim como a maioria da nossa Rede de Concessionários, foram exemplares no atendimento e assistência aos clientes da marca, ajudando a manter suas frotas ativas e produtivas, tanto para serviços essenciais à população, como para seguir tocando a economia do País”.

Um programa fundamental para a Rede e a Fábrica

Eugenio ressalta que todos na Savana trabalham o ano inteiro para ser ouro na avaliação do cliente, buscando agregar valor em tudo que oferece a ele em produtos, serviços e atendimento, visando sua satisfação e fidelização. “O troféu Diamante do StarClass é o ápice do reconhecimento a nossas ações e iniciativas. A responsabilidade agora é manter o nível. Aliás, já temos vários projetos em andamento com esse objetivo e queremos continuar evoluindo”, afirma Eugenio. “A pandemia acabou nos fortalecendo nessa missão. Continuamos trabalhando todos os dias e nos esforçamos ao máximo para manter caminhões, ambulâncias e ônibus em ação, afinal, se normalmente eles já não podem ficar parados, na pandemia isso foi mais vital ainda”.

O diretor da Savana acompanha o StarClass desde a primeira edição, em 2006. “Vejo hoje o quanto a gente evoluiu com esse programa, que é fundamental para os concessionários, para a Mercedes-Benz e para os nossos clientes, a quem buscamos oferecer a melhor experiência de marca em produtos e serviços, visando sua preferência e fidelização”, conclui.

O concessionário Savana é integrante do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, com sede em Vitória, capital do Espírito Santo, do qual também fazem parte os concessionários Vitória Diesel no segmento de veículos comerciais Mercedes-Benz.

A Savana conta com unidades em São José dos Pinhais, Curitiba, Ponta Grossa e Jaguariaíva, no Paraná; Joinville, Xanxerê e Concórdia, em Santa Catarina; e Registro, no estado de São Paulo.

O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura

Em seu 15º ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões, em 2006, seguido por ônibus, em 2010, e Sprinter, em 2012.

O StarClass é uma ferramenta direta entre a Rede e a Fábrica. A Mercedes-Benz avalia os concessionários durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.

No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com a Mercedes-Benz indicando os que mais se destacam nas classificações Ouro, Prata e Bronze. O melhor é reconhecido com o troféu “Diamante”.

Para conquistar o “Diamante”, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de Vendas e de Peças & Serviços, além de ter inscrito projetos nos Prêmios de “Responsabilidade Ambiental” e “Cliente Satisfeito”.

A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz oferece consultorias sobre processos de Vendas e de Peças & Serviços, além de realizar auditorias.

10º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

Na live do evento StarClass, a Mercedes-Benz também anunciou os concessionários vencedores da 10ª edição do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental. Ao todo, 20 projetos foram inscritos, com três revendas sendo reconhecidas pelas melhores práticas de sustentabilidade e de solidariedade da rede de veículos comerciais. São elas: Cardiesel de Belo Horizonte (MG), Savana de Curitiba (PR) e Vegrande de Cascavel (PR).

“Parabéns aos destaques do ano. Os nossos concessionários demonstram cada vez mais comprometimento com a sustentabilidade ambiental e com a responsabilidade social, realizando ações voluntárias das mais elogiáveis, necessárias frente aos impactos da pandemia em comunidades carentes. Isso nos deixa muito satisfeitos, tanto pela atitude em si, que é muito importante, como pela sintonia com o compromisso da Mercedes-Benz em pautar suas ações pelo ecossistema do Transporte Responsável”, diz Roberto Leoncini.

A Cardiesel foi premiada pela iniciativa de solidariedade “Aqui não tem luz, dona moça, mas a noite tem muita estrela”. A revenda apoiou voluntários do Projeto Madrugada sem Fome, da capital mineira, que presta auxílio a moradores de rua, famílias necessitadas, asilos e abrigos. Para tanto, disponibilizou um furgão Sprinter, que levou da sede do Projeto a cidades do Norte de Minas Gerais diversos kits de higiene e cestas básicas. Passando por estradas, vias não pavimentadas e balsas, foram atendidas 412 famílias em situação de vulnerabilidade, sendo entregues 7 toneladas de alimentos e kits para escovação dentária.

Juntos Somos mais Fortes” foi o case vencedor da Savana. O projeto foi idealizado pelos colaboradores, que decidiram construir um sistema de captação e armazenamento de água da chuva para a unidade de acolhimento “Casa de Passagem Irmã Severina Seraglio”. O grupo acabou construindo também uma horta completa, para uma alimentação mais saudável das crianças. O sistema de captação mostrou-se eficaz, gerando uma reserva de água para os dias de falta de abastecimento. A água vem sendo utilizada para regar a horta, para limpeza das áreas externas e uso na máquina de lavar roupa, trazendo também economia para o orfanato.

A premiação da Vegrande foi conquistada com o projeto “Eureca – A Arte no Palete”. A ação consiste no reaproveitamento de paletes para criação de novos produtos a partir de uma perspectiva ecologicamente correta. Com o auxílio de parceiros, como as Unidades de Assistência Social Eureca I e II, Centro da Juventude e Programa de Inclusão Produtiva, os paletes foram cortados e lixados. Após essa preparação, foram entregues às instituições socioeducativas, que trabalham com o atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Como resultado, os paletes, que antes eram descartados como resíduos sólidos, hoje são utilizados na confecção de materiais pedagógicos e lúdicos, agregando valores ao aprendizado escolar.

8º Prêmio Cliente Satisfeito

Durante o encontro virtual com a Rede de Concessionários, a Mercedes-Benz também anunciou os vencedores do 8º Prêmio Cliente Satisfeito. De um total de 19 projetos inscritos, destacaram-se as ações realizadas pelas revendas Irmãos Davoli de Mogi Mirim (SP), Minasmáquinas de Divinópolis, Contagem e Juiz de Fora (MG) e Vitória Diesel de Cariacica (ES).

“Nosso objetivo é incentivar e reconhecer as melhores práticas e iniciativas dos nossos concessionários voltadas aos clientes, visando sua satisfação e fidelização à nossa marca. Num ano de pandemia, esse comprometimento foi ainda mais valoroso, a fim de melhor atender tanto os frotistas, quanto os autônomos e os motoristas”, diz Roberto Leoncini.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Sem Parar Peças na Pandemia” foi o projeto premiado da Irmãos Davoli. Diante das restrições de atendimento presencial na pandemia, o Catálogo Davoli de peças online, ferramenta de auxílio à equipe do concessionário, foi disponibilizado aos clientes pelo site do concessionário. Inicialmente, foram listados os 200 itens mais vendidos por este catálogo virtual, com identificação das peças por códigos, fotos e aplicações. A ideia era facilitar o acesso aos produtos e agilizar o procedimento de compras. Todo o sistema já é estruturado como loja virtual. Assim, as peças têm um link direto para o atendimento por WhatsApp, com o cliente falando diretamente com o consultor de vendas.

A Minasmáquinas foi vencedora com o projeto “Blitz da Saúde – Cuidando de você tão bem quanto do seu Mercedes-Benz”. Da mesma forma que cuida diariamente dos veículos dos clientes para que tenham o melhor desempenho, a revenda também os apoia no que se refere à saúde. Como decorrência, a Minasmáquinas implantou esse projeto, transformando o tempo ocioso dos clientes, durante a espera de assistência técnica ou expedição de peças, em cuidado com a saúde e a prevenção à COVID-19. Assim, foi instalado um posto de atendimento, que disponibilizava aferição de pressão, teste de glicemia e até um pré-diagnóstico, com o objetivo de identificar eventuais comorbidades, como doenças vasculares e diabetes. Todo o serviço foi prestado por profissionais da saúde, que orientavam e encaminhavam da melhor forma os clientes. As ações foram realizadas respeitando todos os protocolos de higiene e saúde da OMS quanto à prevenção ao coronavírus.

A premiação à Vitória Diesel foi devida ao “Projeto Conectados”, serviço de gerenciamento inteligente e geração de relatórios eficientes para veículos comerciais. O objetivo é aumentar o índice de retenção dos clientes nas oficinas e melhorar a experiência deles com os produtos e serviços da Mercedes-Benz. Por meio da ferramenta de telemetria FleetBoard, uma equipe da Vitória Diesel monitora diariamente os caminhões de clientes para realizar o agendamento ativo das manutenções e gerar os relatórios de desempenho do veículo. Com as informações de manutenção próximas ao vencimento disponibilizadas pela ferramenta, a Vitória Diesel entra em contato com o cliente e realiza uma programação de parada do veículo. Dessa forma, garante máxima disponibilidade do caminhão, com a retenção do cliente em suas oficinas.

 

 

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